sábado, 18 de fevereiro de 2012

Uma implementação do Jogo da Forca em C. parte 2

Salve, salve galera da Programação. Dando continuidade ao nosso tutorial para implementação de um joguinho da Forca, vamos para segunda etapa do projeto que é escrever um fluxograma com os todos os processos que serão executados pelo programa ao ser iniciado, estes processos devem ser  listados em sua lógica e ordem de precedência. O fluxograma além de auxiliar na implementação de um algoritmo, também é muito utilizado nas empresas para ilustrar seus processos interno, portanto é muito útil aprender a construí-lo.Abaixo vocês podem ver o passo-a-passo lógico da execução do Jogo da Forca. Para criar esse fluxograma utilizei o Microsoft Visio 2003, um aplicativo muito bom para geração desse tipo de trabalho, ele tambem possui opções para criar uma estrutura lógica de redes de computadores, muito bom. Mas, voltando para o fluxograma, você pode observar na figura abaixo:


Como vocês podem observar, o fluxograma está bem claro e objetivo. Temos o inicio do jogo que provavelmente será uma telinha esperando uma tecla qualquer do jogo; em seguida pedimos o nome do jogador, apenas para uso posterior, algo como "parabéns 'xpto', você concluiu o jogo". Logo em seguida geramos uma palavra para ser descoberta. Daí em diante iniciamos um "loop" (laço de repetição) que, a cada iteração, recebe a letra fornecida pelo jogador e verifica se pertence a palavra, se sim, torna a aguardar a proxima letra, se não pertence a palavra, é descontado da pontuação do jogodor e torna a solicitar nova letra. Isso irá ocorrer até que a pontuação acabe ou o jogador complete a palavra. 


Construindo o Script

Bem, observando o fluxograma percebe-se que podemos transformar alguns processos em funções do programa, e como dito anteriormente, o "INICIO" pode ser uma função que escreve o nome de jogo e aguarda o jogador apertar uma tecla qualquer. Vamos ao código...

Nenhum comentário:

Postar um comentário