quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Uma implementação do Jogo da Forca em C. parte 1

Bem, como descrito no título acima, eu pretendo estar começando uma implementação do jogo da forca em C. Meu objetivo é fazer algo simples mesmo a nível de DOS. Assim posso praticar minha lógica de programação, fixar conhecimentos acerca da linguagem C, e como não poderia deixar de ser, ajudar também quem está começando agora nesse mundo da Computação. Como não tenho muita experiência com blogs (este é o segundo, mas ainda assim, o primeiro que posto algo), minha metodologia será bastante aleatória, ou seja, a medida que as idéias forem fluindo vou escrevendo aqui  ao mesmo passo que implemento o código e testo.
Para começar estou utilizando a ferramenta DEV-C++, é um otimo compilador de C/C++, mais informações sobre ele aqui no link da wiki.Caso que realizar o download pode clicar aqui (site baixaki).
Acredito que após o desenvolvimento deste script teremos abordado temas como laços de repetição, funções, desvio condicional, e funções da biblioteca padrão do C. Então mãos à obra.
Acredito que a parte mais importante do processo de desenvolvimento é o planejamento, dessa forma adquirimos uma visão geral do sistema que será implementado. O planejamento também funciona como um guia para a codificação. No caso em específico a melhor forma de planejarmos o sistema é determinarmos o requisitos do sistema e logo em seguida escrevermos um fluxograma.
Podemos definir como requisitos do sistema:
1. O sistema deve apresentar uma tela de abertura.
2. O sistema deve solicitar um nome de usuario.
3. O sistema deve gerar uma palavra para ser utilizada no jogo, tambem poderíamos solicitar que um outro usuário digitasse a palavra sem que o usuário principal e participante do jogo veja, particularme prefiro carregar um vetor com pelo menos umas 100 palavras, e em seguida através de um processo randômico gerar um indice compreendido entre 0 e 100 para a seleção da palavra.
4. O sistema deve mostrar o desenho da forca na tela principal do jogo, logo abaixo os traços correspondentes as letras, algo como (_ _ _ _ _ _). O desenho da foca pode ser algo assim:
_____
|        |
|      O
|      /|\
|      /\
|_____
Gostei, ficou até legalzinho.
5. O sistema deve exibir um painel com as jogadas realizadas e número de acertos.
Agora já está meio tarde, ja estou caindo de sono por cima do teclado, então vamos dar continuidade a parte 2 deste tutorial na próxima postagem.

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <conio.h>

main(){
printf("Ate daqui a pouco...");
getch();
}

Nenhum comentário:

Postar um comentário